Converta Visitantes em Clientes: 8 táticas comprovadas de otimização de conversão para ecommerce

Por Lucas Lopes

6 de junho de 2023

Sumário

Responda mentalmente, o que você acha mais importante na sua loja virtual: Tráfego ou Conversão?

Agora responda, o que você acha pior: Ter muito tráfego e poucas conversões ou Ter pouco tráfego e muitas conversões?

Tô te fazendo essas perguntas porque quero que você visualize que de nada adiantará você investir rios de dinheiro para ter muitos visitantes na sua loja, se a maioria deles não efetuar uma compra.

Por isso abordaremos neste conteúdo algumas táticas que irão otimizar e facilitar o processo de conversão(compra) dos seus visitantes na sua loja virtual.

Todas as táticas que citarei a seguir foram tratadas como teste A/B, ou seja, são exemplos comprovados de testes feitos por outras lojas que conseguiram ter bons resultados a partir deles.

O intuito das táticas que citarei é fazer com que o seu visitante ao entrar na sua loja não abandone nenhuma fase do Funil de conversão, ou seja, que ele siga o fluxo do funil até o fim, comprando seu produto.

Funil de conversão

Esse é o processo que seu cliente passa até conseguir efetuar uma compra na sua loja. Em algumas lojas virtuais esse padrão pode ter algumas diferenciações, adicionando talvez mais alguma outra etapa.

O processo de otimização das etapas do Funil de conversão se dá em detalhes, e podem realmente impactar nas compras do seu ecommerce.

Antes de começar a citar as possíveis táticas quero te alertar que talvez o que foi feito para uma loja não sirva para sua, afinal cada negócio se difere um do outro, por isso volto a lembrar que as táticas a seguir devem ser primeiro testadas para que assim então sejam validadas.

1. Otimize a página de Checkout

A página de Checkout costuma ser uma das fases do Funil de conversão onde os visitantes mais desistem da compra. Isso com certeza, depende de muitos fatores, como:

Design da página, conter muitas fases para conclusão da compra, informações irrelevantes, carregamento lento da página, falta de confiança ou até mesmo porque não é o momento de compra dele.

Uma boa ideia de Checkout seria ele ser limpo, claro, contendo apenas os dados necessários do seu visitante.

Um bom exemplo de Checkout:

 ideia de Checkout

Os principais pontos otimizados neste checkout são:

  • Design simples e intuitivo
  • Sem menu de navegação
  • Checkout mínimo (apenas com os dados necessários)
  • Barra de progresso (dando visão clara pros visitantes de onde eles estão no processo e o que ainda falta)

Os resultados desse teste foram bem significativos para a otimização do processo de conversão dos nossos clientes de lojas virtuais, sendo comparado com o período de antes do teste e de depois, tivemos um bom aumento em todas as fases do checkout:

otimização de checkout  ecommerce

*Os números grifados de vermelho representam a comparação do período de antes e depois do novo checkout, o primeiro número que aparece representa os números novos e o segundo número após o “x” representa os números antigos.  

2. Otimize a busca inteligente

A busca interna inteligente pode aumentar a conversão em vendas da sua loja virtual em até 30%, você sabia disso?

Imagine que seu usuário entra na sua loja em busca de um produto, porém ele não está exposto na Home, automaticamente sua primeira reação será procurar a forma mais rápida de achar o produto e a busca resolve (ou deveria resolver) esse problema.

A otimização da busca inteligente é bem importante para o processo de conversão justamente porque através dela seu cliente encontrará o que busca e provavelmente assim comprará.

Exemplo Printerama

A Printerama por exemplo, vendem T-shirts de diversos tipos de temas, como pode ver na imagem acima, busquei por “La casa” e a busca inteligente da loja me forneceu diversas opções, me dando a visualização do produto que busquei.

3. Sugestão automática no campo de dados

A sugestão automática nos campos de dados costuma ser um fator decisivo para os visitantes, isso porque é comprovado que eles respondem melhor a campos de formulários pré-preenchidos com textos de exemplo (exemplo@email.com) ou também com o Preenchimento Automático de contas.

 Preenchimento Automático de contas.

Na imagem temos a página de checkout de um dos nossos clientes e podemos ver 2 tipos de exemplos, tanto a sugestão exemplo, quanto a sugestão através do navegador que o usuário estiver usando, essas duas opções por mais simples que pareçam realmente tem um grande poder de otimizar o processo de conversão dos seus visitantes.

4. Simplifique a experiência da página inicial

O Design da sua loja virtual tem grandíssimo poder para suas conversões, que podem tanto ser um fator de desistência de compra quanto um grande fator para decisão de compra.

A página inicial da sua loja deve ser eficiente, intuitiva e simples.

Pesquisas confirmam que um usuário leva menos de dois décimos de segundo para formar sua primeira impressão em um site (leia mais aqui), por isso a página inicial da sua loja deve realmente ser feita da melhor maneira possível, arquitetada com informações e imagens que impressione seu usuário e faça com que ele não feche sua aba.

layout pagina inicial bleez ecommerce

Na imagem temos um pouco do layout da página inicial da loja The Beerhood, loja de camisetas com a temática voltada para cervejaria.

A página inicial entrega tudo que nosso cliente achou necessário passar de cara para suas personas. Temos um Banner principal, as categorias com os principais produtos, promoções, novidades, principais informações para compras como frete e parcelas no cartão, e logo abaixo a vitrine com os principais produtos em destaque.

5. Não force inscrição

Muitas lojas virtuais utilizam a inscrição e login de forma obrigatória para que o usuário consiga efetuar uma compra.

Para a experiência do usuário isso pode realmente impactar no seu processo de compra, se tornando um grande impeditivo, pois é uma informação que desacelera o seu processo e o faz perder tempo.

Dessa forma a melhor coisa a se fazer é ao invés de obrigar o usuário a fazer o login, apenas pedir seu email na página de checkout. Você continuará tendo o email dele, porém sem atrapalhar sua navegação de maneira invasiva e chata.

 exemplo de um dos nossos clientes

Na imagem temos o exemplo de um dos nossos clientes, onde não forçamos a inscrição na loja, apenas pedimos o email do usuário de forma sucinta, sem que ele precisa se logar para prosseguir sua navegação, com isso mesmo assim conseguimos o email dele, porém não atrapalhamos seu processo de compra.

6. Frete na página de produto

Um dos principais motivos de desistência de compra ainda está no valor do frete. Muitas lojas virtuais, possuem o cálculo do valor do frete apenas na página de Checkout e, por isso resulta em uma grande taxa de abandono de carrinho.

A simulação do frete na página de produtos já resolve este problema, pois o usuário tem a oportunidade de calcular sua compra logo de início, e se pra ele não for uma boa compra, ele desistirá antes de ter que passar por todo o processo de compra. Isso traz comodidade e uma boa experiência pro usuário.

 loja de moda Plus Size KN

A loja de moda Plus Size KN, também nossa cliente aqui da winbound é um ótimo exemplo de cálculo de frete na página de produtos, pois os usuários que estão fazendo sua primeira compra tem frete grátis, por isso no cálculo do frete já aparece o valor de R$0,00. Ou seja, o cliente desde então já sabe que não pagará frete e isso pode realmente ajudar bastante na sua decisão de compra.

7. Aumente o senso de urgência

Um comportamento bem frequente dos compradores online é não efetuar a compra no primeiro contato que tem com a loja, costumam pensar “mais tarde eu compro” e simplesmente esquecem ou realmente não retornam.

Uma das coisas que você pode testar fazer na sua loja é criar algum senso de urgência, onde o usuário sinta que se ele não efetuar a compra naquele exato momento ele estará perdendo alguma grande oportunidade.

Tipos de senso urgência:

  • Frete grátis para um número limitado de compradores (Ex: Os 100 primeiros compradores terão frete grátis)
  • Mostrar produtos que estão se esgotando
  • Quantidade de pedidos vendidos
  • Data de expiração de ofertas (Ex: Essa oferta é só até hoje)

Em uma das campanhas da Printerama, nosso cliente já citado mais acima, desenvolvemos um reloginho, onde mostrava em quanto tempo as edições limitadas sairiam da loja.

 campanhas da Printerama

8. Mostre confiança

Uma das principais desvantagens do comércio virtual é a confiança. Muitos ainda possuem um grande medo de efetuar compras online e caírem em algum golpe, terem seus cartões clonados e etc.

Por isso a sua loja virtual precisa passar total credibilidade para os usuários em todas as páginas que ele acessar.

Existem diversas maneiras de você tentar mostrar pro seu visitante que sua loja é segura, que seu produto não é fraude e que ele realmente pode comprar sem medo com você.

Veja as principais opções:

  • Selos de segurança
  • Avaliações em produtos
  • Comentários e depoimentos
  • Garantias
  • Plugins de redes sociais
  • Chat na loja
  • Entre em contato conosco
  • Certificado digital SSL ↓
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