O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce em cada ano que passa, se tornando, hoje em dia, uma das principais redes sociais, vencendo até mesmo do Facebook.
Por isso, o uso dessa rede social como estratégia de Marketing, principalmente para lojas virtuais, é de extrema e imprescindível importância.
Como trabalhamos diariamente com lojas virtuais, com diversos tipos de seguimentos, temos alguma boa experiência e por isso preparamos este conteúdo com 10 estratégias super eficazes a serem usadas no Instagram para alavancar as vendas do seu ecommerce.
Vamos lá? Pega papel e caneta e anota tudo que te citaremos a seguir.
A força do Instagram para as vendas do seu ecommerce
No Brasil o Instagram tem crescido exponencialmente, chegando em 2018 na casa de 50 milhões de usuários ativos (1 bilhão em todo o mundo). A rede brasileira é a segunda maior do mundo perdendo apenas para os EUA, por isso mais do que nunca, merece total atenção das empresas que não podem ficar para trás diante de tanto crescimento.
Outro quesito super importante a ser mencionado, para demonstrar a tamanha importância dessa rede social para os ecommerces, é que nos dados do Ecommerce de 2017 mais de 17% das compras foram feitas por celulares, sendo o Instragram responsável pela maior fatia de compras nesse cenário.
Ainda falando em dados, de acordo com dados determinados em pesquisas pela própria rede social, o Instagram chegou na marca de 25 milhões de negócios ativos, fazendo parte de 85% da jornada de compra dos consumidores.
Está comprovado o real sucesso do Instagram para as empresas, isso porque através dele, as lojas conseguem interagir de forma muito mais pessoal e descontraída com seus clientes, trazendo oportunidades de vendas bem mais assertivas e ainda deixando um lindo legado de fãs, que seguem, interagem e ainda compram.
Agora que você já está ciente da importância do Instagram para seu negócio, vamos para o que interessa né? Confira a seguir, 10 táticas para alavancar as vendas do seu ecommerce com o Instagram.
1. Instagram Ads
Se você tem uma loja virtual, investir em anúncios é indispensável no Instagram. Atualmente o Instagram teve algumas modificações em suas publicações, passando a entregar menos de 10% das postagens para seus seguidores.
Essa mudança no algoritmo do Instagram mostra primeiro os melhores posts e restringe a visibilidade dos usuários, ou seja, suas postagens só aparecerão no Feed do seu cliente, se ele interagir sempre em seu perfil, com curtidas e comentários.
O objetivo do algoritmo é garantir que, quando logado na plataforma, o usuário do Instagram veja os melhores 30% do seu feed. Isso muda algumas coisas para os profissionais de marketing e donos de empresas.
Por isso, torna-se indispensável para lojas virtuais o investimento em anúncios no Instagram, afinal, não tem como se restringir em esperar que seus clientes interajam na sua página para aparecer para eles.
Como fazer anúncios no Instagram?
Para quem já tem alguma familiarização com o Facebook Ads esta etapa será fácil. Se você ainda não conhece esta ferramenta, temos um conteúdo completo, ensinando todo o passo-a-passo para criar campanhas através do Gerenciador de negócios do Facebook:
Através do Gerenciador, você também fará suas campanhas e anúncios para o Instagram.
2. Use Hashtags
As hashtags estão sendo cada vez mais utilizadas no Instagram, a função delas é reunir os seguidores em torno de um termo comum para eles.
Para quem tem loja virtual, as Hashtags podem inclusive fazer com que seus clientes achem seu produto, pois hoje em dia, muitos usuários já fazem pesquisas no instagram através de Hashtags para encontrar lojas, produtos e serviços e assim efetuarem compras.
As Hashtags devem ser utilizadas de forma inteligente e estratégica, ou seja, faça uma pesquisa de mercado, de concorrência e principalmente uma boa pesquisa de como as pessoas estão procurando pelos seus produtos, o ideal é que você coloque exatamente essas hashtags e assim consiga ser encontrado por usuários que se interessam e estão procurando pelo que você vende.
Parece besteira, mas o uso das Hashtags em seu instagram, poderão consideravelmente trazer novos clientes para sua loja, ou pelo menos, novos seguidores qualificados para sua rede.
3. Stories e Destaques
O lançamento da função Stories em 2016, foi um dos grandes acontecimentos para o Instagram, se tornando hoje em dia uma das funções mais utilizadas pelos usuários da rede.
Os stories são publicações que são expiradas em 24 horas e tem como maior aliado o contato pessoal e imediato com os seguidores. Lançado recentemente, hoje o Instagram disponibiliza também a opção de salvar os stories em uma aba no perfil chamada “Destaques”, que também é de extrema relevância para empresários e lojistas.
O grande lance dos Stories é que possui uma linguagem de publicações imediatas, ou seja, o que você publica ali, poderá ter interação máxima com seus seguidores em pelo menos 24 horas.
O que você pode fazer em seus Stories:
- Postar semanalmente e estrategicamente as fotos dos seus produtos;
- Postar e reforçar descontos e promoções da sua loja virtual;
- Postar clientes utilizando e satisfeitos com seus produtos e loja;
- Postar novidades;
- Postar conteúdos interessantes para sua persona;
- Fazer enquetes;
- Fazer perguntas;
- Mostre dicas de uso do seu produto ou dicas no geral relacionado a ele;
- Coloque preços nos produtos (pelo menos nos que estiverem de desconto, pois a maioria dos usuários odeia ter que ficar perguntando o preço);
- Salve em seus Destaques as principais informações, como promoções semanais/mensais, informações necessárias para novos clientes, clientes satisfeitos, dicas e etc.
Enfim, use e abuse da sua criatividade e esteja presente diariamente na vida dos seus seguidores, afinal como diz aquele velho ditado: “Quem não é visto não é lembrado”.
Alcance os 10 mil seguidores
Uma das grandes vantagens dos Stories é que você também pode inserir links externos, porém com uma condição, seu instagram precisa ter no mínimo 10 mil seguidores para conseguir habilitar essa função.
Com esta função você poderá linkar diretamente qualquer publicação dos seus Stories para sua loja virtual, agilizando o processo de compra dos seus clientes.
Por isso, corra atrás incansavelmente de conseguir os tão sonhados 10 mil seguidores, e por favor, não compre-os, essa é uma estratégia que infelizmente não funciona, pois você irá levar pessoas completamente desqualificadas para seu perfil, gastando dinheiro e tendo Zero reais de retorno.
Um conselho que te dou é, se você quiser fazer algum investimento para atingir estes 10 mil, utilize o Instagram Ads, e daí então você selecionará todas as características com bases no seu público alvo, e assim trará pessoas reais e qualificadas, que eventualmente poderão comprar na sua loja.
4. Instagram Shopping
O Instagram Shopping foi lançado aqui no Brasil em 2018, e veio para ajudar ainda mais as empresas e lojas virtuais a vender através do Instagram.
Basicamente, o processo é:
1. O cliente clica na sua postagem e terá logo abaixo uma sacolinha
2. Ao clicar na sacolinha logo aparecerá uma tag com o nome do produto, juntamente com o preço.
3. Ao clicar na tag do produto o cliente irá ser encaminhado para uma página mais específica sobre o produto, contendo as características e detalhes do mesmo
4. Ao clicar em comprar o cliente será direcionado diretamente para a página do produto da loja virtual, para assim finalizar a compra.
Veja mais detalhadamente através desse GIF:
*PS IMPORTANTÍSSIMO*
Vale ressaltar algo muito importante para seu Instagram e loja virtual: Não tenha medo de mostrar seus preços!
Nós percebemos diariamente que existem várias lojas e empresas que possuem um medo gigantesco em mostrar seus preços, principalmente em suas publicações no Instagram, e isso é realmente muito errado.
Pense comigo… Se você tem medo de dizer seu preço para seus seguidores significa ou que seu preço está exorbitante para o que você vende ou que as pessoas que estão entrando no seu Instagram não são pessoas qualificadas para comprar na sua loja virtual, e se essas pessoas não são qualificadas, não são elas que você quer atingir, não é mesmo?
Acredito que, as pessoas que você quer atingir são pessoas que ENTENDEM o seu preço e comprariam com você, então não existe motivos para ter medo de mostrar o preço dos seus produtos, pois a única coisa que você vai ganhar com isso são duas opções:
1. Cliente qualificado chateado por ter que entrar em contato com você pelo Direct pra conseguir saber o preço do seu produto e assim conseguir comprar.
2. Pessoas desqualificadas entrando na sua loja virtual só pra saber seu preço e ao ver, sair da sua loja sem comprar nada, aumentando sua taxa de rejeição e diminuindo sua taxa de conversão.
5. Tenha parceria com Digitais influencers
Se você é um usuário do Instagram, com certeza sabe quem são os digitais influencers, são pessoas que contém um número significativo de seguidores, e influenciam eles através do seu dia-a-dia.
As marcas, empresas e lojas aproveitam esse sucesso para “usá-los” como um canal de divulgação, um canal inclusive que gera muito mais lucros que muitas outras estratégias por aí.
O sucesso dos digitais influencers é indiscutível. A grande questão aqui é, encontrar um influenciador que tenha o mesmo perfil de seguidores que seus clientes. Essa uma tarefa onde você terá que dedicar um pouco do seu tempo, para entender e estudar o tipo de seguidores que aquele influencer tem e se eles se encaixam na sua marca.
Faça testes, busque e converse com os digitais influencers. Faça uma pesquisa de mercado, quanto é cobrado para as divulgações serem feitas, em alguns casos, dependendo do influenciador, as publicações podem sair por meio de permuta, onde o influencer divulga seus produtos em troca de seus produtos.
De qualquer forma, analise essa estratégia, principalmente se você tiver uma persona mais jovem, pois essa galera de hoje em dia está conectada 24 horas no Instagram e seguem diversos tipos de influencers.
6. Faça boas publicações e fotos
Cuide sempre da identidade visual da sua marca e transmita isso através do seu Instagram.
O Instagram é uma rede social de fotos e vídeos, o seu cliente é atraído no Instagram pela imagem que você fornece.
Infelizmente, ainda lidamos com marcas que não conseguem entender sua identidade visual e que pra piorar não entendem quem são e o do que realmente gostam suas personas, isso é um fator TÃO DECISIVO de compra para seus clientes que você nem imagina.
As fotos da sua marca, o que elas representam, o que elas comunicam, são o seu MAIOR e principal marketing. Por isso, se dedique nesse quesito mais do que em todos os outros, ESTUDE sua persona, entenda os locais que ela frequenta, as músicas que ela ouve, as publicações que ela costuma curtir, os tipos de comportamentos que ela tem e replique isso em suas postagens, fotos, legendas, e em toda a sua identidade visual.
Um bom exemplo de marca que usa e abusa da sua identidade visual do modo mais positivo possível, é a Nike. As publicações do Instagram da marca são super criativas mas sempre com o mesmo conceito e identidade: Lifestyle, coragem, força e superação.
7. Utilize promoções especiais
Existem diversos tipos de promoções e descontos que você pode oferecer na sua loja virtual e usar o instagram para divulga-los.
A grande questão dessas promoções são a interação que elas podem causar com seus seguidores, e claro, mais compras.
Seja estratégico, calcule qualquer promoção que você venha fazer de acordo com seus investimentos e gastos.
É importantíssimo ressaltar que umas das principais formas de converter visitantes em vendas é em oferecer Frete grátis. O Frete grátis é o fator mais decisivo para compra no e-commerce, por isso, vale a pena você estudar oferecer isso na sua loja, veja a seguir alguns tipos de fretes que você pode oferecer:
- Frete grátis só na próxima compra, uma boa estratégia de pós-venda;
- Frete grátis com qualificação a partir de Regiões, ou seja, para compras na sua cidade você pode oferecer um frete melhor;
- Dias/meses ou semanas especiais de Envio Gratuito;
- Frete grátis em certos itens, aqueles produtos com uma margem maior, por exemplo, para incentivar os visitantes a comprar;
- Frete grátis para compras acima de um valor determinado;
- Entre diversos outros.
Tipos de promoções:
- Descontos com códigos para digital influencers, onde os seguidores daquele influencer conseguirão comprar com seus descontos.
- Descontos em forma de kits, “Leve 2 pague 1”, “Na compra de um produto ganhe outro” (óbvio que você terá que fazer isso de forma estratégica para que não perca dinheiro)
- Desconto em aniversários de clientes
- Desconto em Datas especiais
- Entre diversas outras.
8. Repost de clientes
Nada como ver alguém comprovando e afirmando que algo é realmente bom, né? Pois bem, da mesma forma funciona para seus clientes e sua loja.
O repost de clientes usando seus produtos é uma confirmação para outras pessoas que ainda não conhecem sua marca de que: sua loja é real! Já que muitos ainda possuem bastante receio em efetuar compras online, justamente por casos de lojas que são fakes.
O repost de clientes, ou qualquer coisa relacionada ao uso dos seus produtos e serviço de forma positiva pode ser fator decisivo na compra de um novo visitante.
Veja algumas das opções que você pode demonstrar isso em seu Instagram:
- Repost fotos dos seus clientes usando seu produto no Feed e Stories;
- Faça ações para incentivar que seus clientes postem usando seu produto nas redes sociais, isso pode te trazer novos seguidores interessados em comprar;
- Crie hashtags para seus clientes utilizarem caso postem algo relacionado a sua marca, ou se usarem seu produto;
9. Frequência de postagens
A frequência ideal de postagens vai de acordo com o objetivo de cada negócio. O importante aqui é mencionar a importância que você precisa dar a planejamentos.
Tudo no seu instagram precisa ser planejado, com base em seus seguidores, clientes, metas e principalmente dados. Todo mês faça uma mensuração dos resultados das suas publicações:
- As publicações te trouxeram vendas?
- Quais publicações tiveram as melhores interações?
- Quais publicações tiveram as piores interações?
- Que tipo de produto é mais comentado?
- Em quais horários e dias as publicações tiveram melhores resultados?
- Que tipo de promoção trouxe melhores resultados?
E em relação a frequência de postagens, se baseie nesses resultados e escale as melhores publicações, as publicações com os produtos mais comentados, as melhores promoções e tudo que surtiu um resultado positivo para sua loja virtual.
Essa frequência de postagens além de ser importante para o seu relacionamento com os seus clientes, também é muito relativa para os algoritmos do Instagram, pois se o algoritmo detectar que você não usa diariamente a rede, não tem muita interação e não tem um bom número de acessos, ele provavelmente vai te tirar daquela lista de conteúdos que aparecem pros seus clientes no Feed de notícias.
10. Interação máxima com seguidores
Acho que nem é necessário dizer de tão óbvio, que seus seguidores são sua principal fonte de lucro. Se você está investindo no Instagram para ser seu principal canal de vendas, você precisa se dedicar integralmente em interagir com seus seguidores.
Curta fotos, comente, responda a TODOS os comentários, responda a TODOS os directs, e faça isso sem ser de forma automática, faça cada cliente se sentir especial, responda-os com dedicação, sem aquelas mesmices de textos copiados e colados para todas as respostas.