Todo negócio precisa ser mensurado. Afinal, não medir os resultados que seu negócio está proporcionando, é o mesmo que dar um tiro no escuro.
Existem diversas formas de mensuração, e o Ticket médio está entre uma das principais métricas para medir a saúde do seu negócio.
É uma métrica importantíssima de ser calculada para qualquer negócio, seja uma loja virtual ou uma loja física.
Por isso, preparamos um conteúdo com todas as informações necessárias para você entender o que é, como calcular e como aumentar seu Ticket médio.
O que é Ticket médio
O Ticket médio representa o valor médio que cada cliente compra em seu negócio. Ou seja, quanto maior o valor do Ticket médio, melhor estão suas vendas, pois significa que a maioria dos seus clientes está comprando um valor alto, aumentando assim automaticamente os lucros do seu negócio.
Vamos exemplificar para ficar mais fácil.
Imagine que tenho uma loja virtual de camisetas, onde a maioria das camisetas custam o valor de R$ 60,00. Neste mês, tive o faturamento de R$ 3000,00, com exatamente 25 transações (pedidos pagos). Quanto seria meu Ticket médio?
O meu Ticket médio neste exemplo seria de R$ 120,00.
Que informações posso obter a partir desse número?
Vejamos, se meu Ticket médio mensal é de R$ 120,00 e minhas camisetas custam R$ 60,00, significa que a maioria dos meus clientes comprou pelo menos 2 camisetas.
A partir disso, eu consigo entender quanto meus clientes costumam comprar, e então posso executar estratégias ainda melhores para fazer com que eles continuem comprando esse valor, ou ainda melhor, aumentando ele. Afinal, um cliente que compra 2, compra 3, depende do custo benefício que você oferecer.
Como calcular o Ticket médio da sua loja virtual
Vamos calcular pensando no exemplo acima, certo?
No período de 1 mês, tive de receita: R$ 3000,00
Com exatamente 25 transações
Cálculo:
3000 / 25 = 120
Ticket médio mensal de R$ 120,00
5 estratégias para aumentar o Ticket médio da sua loja virtual
Quanto maior o Ticket médio melhor! Existem algumas estratégias que você pode fazer em sua loja virtual, para tentar aumentar seu Ticket médio, citaremos a seguir 5 delas.
1. Promoções
Fazer promoções é uma boa estratégia para aumentar o volume de pedidos e também de vendas de uma loja virtual. Claro que, você fará isso de forma inteligente, sem que altere no seu orçamento final.
No nosso caso, como queremos promoções que aumentem o Ticket médio, você fará promoções que ofereçam algum benefício para seu cliente, com a regra de que ele compre pelo menos o valor do seu Ticket médio.
Alguns tipos de promoções que você poderá fazer para aumentar o Ticket médio:
Pensando no mesmo exemplo dos tópicos anteriores..
- Compre 3, leve 4 – Já que o Ticket médio é o valor de 2 pedidos, então ofereça que o cliente compre 3 produtos, oferecendo algo em troca. Assim, você conseguirá aumentar o valor do seu ticket médio de 2 pedidos, para 3.
- Na compra acima de 120,00 leve um brinde – Fará com que o cliente sinta vontade de comprar mais que R$ 120, 00 para conseguir ganhar um brinde.
- Descontos como “Compre 2 peças e ganhe 10% na próxima compra”
Na imagem temos a loja Toys 4 fun, um de nossos clientes, com uma um desconto de 15 % até 35% em todos os produtos de uma coleção. Esse tipo de desconto é xeque-mate para obter vendas e principalmente para aumentar o Ticket médio da loja.
2. Frete grátis
O Frete grátis é o fator mais decisivo para compra no e-commerce. Já foi comprovado que os clientes preferem frete grátis do que descontos nos produtos, por isso é de extrema relevância tentar usar essa estratégia.
Como nosso objetivo é aumentar o valor do Ticket médio, o ideal seria você oferecer em sua loja virtual, um frete grátis nas compras com o valor maior que o seu Ticket médio.
Usando ainda o mesmo exemplo que usamos nos tópicos anteriores, se eu tenho um Ticket médio de R$ 120,00 reais que equivalem a 2 pedidos na minha loja, o ideal é colocar um frete grátis para compras acima de R$ 120,00. Dessa forma, o seu cliente para conseguir obter o frete grátis, comprará mais do que o valor do seu Ticket médio, e estará assim automaticamente aumentando-o.
Na imagem temos um de nossos clientes, loja Printerama, com uma promoção de frete grátis para os clientes que efetuarem uma compra de 3 ou mais produtos. Ofereceu o benefício e estipulou uma regra, uma ótima estratégia para aumentar o número de pedidos, e consequentemente o Ticket médio.
3. Produtos relacionados na página do produto
O principal objetivo dessa estratégia é impactar clientes que estão em momento de compra, mostrando uma ou duas sessões de outros produtos relacionados, ocasionando no cliente o desejo de comprar mais.
Os produtos relacionados são de extrema relevância para quem quer aumentar o ticket médio, e você pode colocá-los tanto na página do produto, quanto até mesmo na página de check-out. Assim, você terá a oportunidade do cliente visualizar mais produtos de interesse, com grandes chances de adicionar mais produtos ao carrinho.
Na imagem temos a página de produtos da loja KN Sou Plus, também nossa cliente. Como podemos ver, temos os produtos relacionados logo abaixo do produto.
4. Kits de compra
Outra boa estratégia para aumentar o Ticket médio da sua loja são com a disponibilidade de kits.
O cliente ao visualizar um Kit entende que ali ele está fazendo um bom negócio, já que por um único preço ele está levando vários produtos.
E você só lucra com isso, pois o ideal é você colocar um kit que ultrapasse o valor do seu Ticket médio, fazendo assim com que ele aumente.
Na imagem temos a loja Belíssima, também nossa cliente, onde eles produziram 3 tipos de Kits, para a mulherada que é público alvo da marca, esse tipo estratégia realmente funciona trazendo ótimos resultados.
5. Programa de fidelidade
Um programa de fidelidade pode gerar grandes oportunidades de aumentar as vendas e elevar o faturamento da empresa, isso porque através de cada compra do cliente, ele garante algum bônus. Ou seja para o cliente isso é sensacional, pois ele estará ganhando algo, mesmo tendo que gastar.
E para empresa é ainda melhor, pois além de estar ganhando vendas, está adquirindo um cliente fiel, já que essa é também uma grande estratégia de fidelização de clientes.