Que as palavras-chaves são usadas para buscar um determinado produto ou serviço no Google, você já deve estar cansado de saber!
Porém o que você não sabe é que elas são muito mais do que isso!
Seja para o melhorar a visitação orgânica da sua loja através das técnicas de SEO, para fazer campanhas de Links Patrocinados ou para buscar oportunidades de conteúdo para o seu blog, as palavras-chave são peças fundamentais para o sucesso do seu site!
Mas, como fazer corretamente a pesquisa de palavras-chave para o seu negócio? Como escolher as certas para a sua loja?
São essas e outras perguntas, que vamos te responder nesse tutorial, Boa leitura!
Definir uma Persona
A primeira coisa a fazer antes de começar a pesquisa de palavras-chave, é definir uma persona!
A persona é o público do seu negócio, são eles que vão pesquisar no Google pelo o teu produto ou serviço.
Entender quem ele é, o que ele faz e quais são suas dores são pontos fundamentais para escolher as palavras-chave certas.
A importância das palavras-chave para o seu negócio
As Palavras-chave são o meio pelo qual você consegue encontrar qualquer informação na busca do Google.
O Google trabalha com relevância!
Se o seu site estiver com palavras-chave que possuem um bom índice de qualidade, otimizado com as técnicas básicas de SEO e com todas as informações condizentes que o teu público busca, ele será considerado relevante para estar na primeira página do Google.
Por isso é tão importante que você pesquise e gaste o tempo necessário para fazer uma pesquisa de palavras-chave de qualidade para a sua loja virtual.
Como fazer um planejamento completo de Palavras-chave
A escolha das palavras-chave certas para o seu negócio, está ligado diretamente ao seu produto ou serviço.
A pesquisa dessas palavras-chave é a mesma para qualquer nicho, porém cada nicho tem um planejamento diferente.
Por conta disso, é necessário ficar atento ao seguintes fatores:
- Valor (CPC): valor cobrado por cada clique em seu anúncio.
- Volume de buscas: Quantas buscas foram feitas em um período estipulado
- Competitividade: disputa da palavra-chave pelo o Google
Processo básico para criar o planejamento corretamente
Pergunte a si mesmo
- A palavra-chave é relevante para o conteúdo do seu site?
- Será que os usuários encontram o que estão procurando no seu site quando pesquisam usando essas palavras-chave?
- Eles ficarão satisfeitos ao entrar na página?
- Será que o tráfego vindo das palavras chave resultará em resultados financeiros ou outros ganhos para você?
Se as respostas para essas perguntas forem “Sim”, é hora de ir para o próximo passo.
Procure o termo ou frase nos principais mecanismos de busca
Compreender quais sites já estão posicionados para essa palavra-chave, dará informações valiosas sobre a competitividade para aquele termo e também o quão difícil será ficar posicionado para ela.
Você viu anúncios patrocinados no topo da pesquisa orgânica para a palavra chave?
Normalmente, quando ela possui grandes quantidade de anúncios patrocinados, significa que um valor alto é atribuído a ela e que ela possui mais probabilidade de conversão.
Compreenda a Cauda Longa
É maravilhoso lidar com palavras-chave que têm milhares de buscas por dia.
Mas na realidade, estes termos de busca populares representam menos de 30% das pesquisas realizadas na web.
Os outros 70% giram em torna de palavras-chave de cauda longa da pesquisa.
Apesar das pesquisas com palavras-chave de cauda longa serem bastante específicas, elas possuem um enorme ganho possibilitando às pessoas que buscam pela sua empresa, encontrarem algo mais próximo da realidade de suas pesquisas!
Sem contar da concorrência, que será bem menor.
Quais ferramentas usar para a pesquisa de palavras-chave
Keyword.tool
Para você que não sabe por onde começar e não faz ideia de qual palavra-chave escolher, essa é a ferramenta perfeita!
O Keyword.tool não é 100% gratuito, mas mesmo na versão gratuita gera até mais de 750 sugestões de palavras-chave de cauda longa para cada termo de pesquisa.
Você só precisa digitar o seu produto no campo e pronto, a ferramenta vai te fornecer infinitas palavras-chave semelhantes.
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que mostra os mais populares termos buscados recentemente.
Ela apresenta gráficos de um termo particular (palavra-chave) referente ao índice de buscas que aquele determinado termo obteve.
É relevante usá-la logo após o Keyworld.tool.
Basta digitar os termos nos campos e analisar se os mesmos possuem um bom volume de pesquisas.
Sem Rush
O SEMrush é uma ferramenta paga, porém assim com o Keyword.tool é possível utilizar alguns dados que por mais que limitados, ainda fornecem informações muito importantes.
O SEMrush envolve principalmente uma análise minuciosa para pesquisa de palavras-chave e análise global dos sites.
Diferente do Google Trends, ele te fornece mais detalhadamente as informações das palavras-chave.
Planejador de palavras-chave do Google AdWords
O planejador de palavras-chave é uma plataforma exclusiva do Google AdWords (plataforma de gerenciamento dos anúncios patrocinados).
Para começar a usá-la é necessário criar uma conta e fazer a configuração inicial.
O bom dessa ferramenta é que além de disponibilizar novas ideias de palavras te fornece o índice de buscas e o CPC da palavra-chave.
Se você está procurando fazer um planejamento de palavras-chave para começar anúncios no Google AdWords, essa ferramenta é essencial.
Moz
A MOZ é uma empresa que vende diversos produtos, entre eles, uma ferramenta para encontrar novas palavras-chave e visualizar estatísticas.
Nela você encontra novas palavras-chave, páginas melhores rankeadas com essas palavras, nível de dificuldade de rankeamento e sugestões de novas palavras.
Exemplos de Escolhas de Palavras-chave por Negócio
Vamos para um exemplo prático para você entender melhor e não ter mais nenhuma dúvida na hora de fazer o planejamento de palavras-chave do seu negócio.
Para o exemplo a seguir usarei apenas as duas ferramentas principais: Keyword.tool e Google Trends.
Loja de vestidos
Partindo de uma loja de vestidos que precisa criar uma campanha e não sabe qual palavra-chave usar.
A primeira coisa a fazer é inserir o termo “loja de vestidos” no Keywoord.tool.
Partindo para ação, inserindo esse termo na ferramenta ela me forneceu as seguintes palavras, exatamente nessa ordem:
- loja de vestidos de festa
- loja de vestidos online
- loja de vestidos longos
Logo depois, joguei essas palavras no Google Trends para analisar o volume de cada uma, e ele me forneceu as seguintes informações:
Conforme mostra a imagem, a palavra mais relevante será a “Loja de vestidos de festa”.
Então se a loja de vestidos possui esse produto disponível, essa é a palavra perfeita para focar.
Conclusão
Fazer uma pesquisa de palavras-chave é um processo minucioso e que precisa de uma constante atenção.
Mas acredite, vale muito a pena quando você começa a ver os resultados acontecerem.
Dica importante
Fique atento para não cometer erros e se atualize sempre. Muitas palavras-chave podem ficar obsoletas com o decorrer do tempo.
Tenha sempre um objetivo e uma estratégia em mente, para não ficar andando para trás.
Não esqueça de analisar se as palavras-chave que você escolheu estão realmente te trazendo retorno, para isso você precisa usar ferramentas de mensuração de estatísticas.
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