Aplicativo para loja virtual: tudo o que você precisa saber antes de criar

Por Lucas Lopes

6 de junho de 2023

Sumário

Devido ao surgimento de muitos aplicativos lucrativos nos últimos anos, muitos empresários estão se aventurando nesse mercado que a cada dia só cresce.

Seja para expandir seus negócios, atrair novos clientes ou até mesmo se diferenciar dos correntes, muitos estão surfando nessa onda em busca de não deixarem seus empreendimentos morrerem na praia.

Mas a pergunta que fica é: Sua loja virtual realmente precisa de um aplicativo? Seus clientes estariam dispostos a baixá-lo?

Se você tem uma loja virtual ou qualquer outro negócio e está pensando em criar um aplicativo, este conteúdo foi feito para você. Iremos esclarecer as principais dúvidas e listar os pontos-chave que precisam ser analisados antes de tomar essa decisão.

Por que criar um aplicativo para loja virtual?

Essa é uma pergunta muito complexa para ser respondida e, ao tentar responder, provavelmente surgirão novos questionamentos.

Por isso, invés de perder tempo procurando uma resposta convincente, busque pelos motivos e soluções que lhe farão tomar essa decisão!

Alguns fatores que precisam ser analisados antes de criar um aplicativo para loja virtual:

1 – Objetivo

Tenha em mente o que você deseja alcançar com a criação deste aplicativo e o que ele trará de resultados para seu negócio a médio e longo prazo.

Se o seu pensamento for “Tá todo mundo criando, eu preciso criar também” é melhor você ir com calma para não se frustrar.

Não crie um aplicativo para ser apenas mais canal de tráfego para seus clientes!

Você não precisa fazer tudo o que seu concorrente faz só por medo de perder seus clientes para ele. Existem várias estratégias de marketing para você se diferenciar dos seus rivais sem precisar copiá-los.

Entretanto, se você tem entendendo que o desenvolvimento de um app vai melhorar o relacionamento com seus clientes, fortalecer sua marca e tornar clientes mais fiéis: siga em frente!

2 – Custo/Benefício

O custo para a aquisição de um aplicativo varia muito, pois depende das funções que estarão disponíveis nele. Quanto mais funcionalidades, maior será o preço a ser desembolsado para desenvolvê-lo.

Como anda a saúde financeira do seu negócio? Tem dinheiro no caixa, o faturamento está dentro do esperado e as metas estão sendo alcançadas?

O planejamento financeiro para o desenvolvimento desse app precisa ser bem calculado, caso contrário, você terá custos não previstos.

A dica é: faça um esboço do projeto e pesquise os principais desenvolvedores de aplicativos disponíveis no mercado para fazer um orçamento.

3 – Funcionalidades

Quais funcionalidades estarão presentes no seu aplicativo que a sua loja virtual não possui? Essa é uma pergunta-chave para levar sua ideia de criar um aplicativo para loja virtual adiante.

O cliente não vai querer baixar um aplicativo para ocupar espaço no seu celular, se ele já tem as mesmas funcionalidades inseridas na loja virtual.

Seu aplicativo não pode ser só mais um canal de vendas. Ele precisa entregar algo a mais para o consumidor ao ponto dele desejar instalá-lo em seu smartphone.

Algumas funcionalidades que você pode inserir no seu aplicativo:

  • Informativos personalizados e rastreamentos monitorados dos pedidos dos clientes;
  • Clube de fidelidade, com ofertas exclusivas só para quem instalar o app;
  • Criar conteúdos para serem consumidos offline, sem a necessidade de internet;
  • Central de relacionamento com o cliente, como forma de estreitar as relações.

4 – Demanda/mercado

Você considera que seu negócio já está validado no mercado?

Se o desempenho do seu empreendimento não está indo bem, o que te garante que a criação de um aplicativo para loja virtual vai te gerar melhores resultados?

Você já parou para pensar que o problema pode não ser sua loja virtual, mas sim a forma como você divulga seu produto?

Agora se você possui um boa base de clientes, um mix de produtos com grande rotatividade e faturamento dentro ou além do esperado, considere que você precisa alcançar novos patamares no mercado.

Por isso, o desempenho da sua loja e aceitação do público são ótimos indicadores para tomadas de decisões. São eles que irão te nortear sobre qual rumo seguir.

5 – Público-alvo

Você provavelmente está cansado de ouvir ou ler sobre isso, mas não custa nada lembrar que é importante entender sua persona e seu perfil de compra.

Todas as melhorias e inovações estarão fadadas ao fracasso se o cliente não enxergar vantagem ou não for o maior beneficiado.

Desta forma, é preciso analisar o tráfego da sua loja virtual. Você pode utilizar o Google Analytics e outras plataformas de mensuração para obter esse tipo de informação.

Se o cliente navega e compra mais pelo mobile do que pelo desktop, já há indícios que a criação de um aplicativo para loja virtual pode ser uma ótima opção.

Decisão

Depois de analisar todos esses aspectos, ficou mais fácil tomar as decisões cabíveis né?

Se você achou que ainda não é hora de levar a ideia do aplicativo para frente, faça um planejamento e mature melhor o projeto para uma ocasião mais adiante.

Caso você tenha decidido que é hora de colocar a mão na massa, selecione a empresa que melhor atende as suas necessidades, treine sua equipe e boa sorte!

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